segunda-feira, 14 de novembro de 2011

    
      Dou por mim muitas vezes a pensar que posso ser muito feliz por não ser igual a muitas pessoas que me rodeiam. Não por acreditar que seja algo melhor  que elas, de forma alguma, mas posso sentir-me feliz por não viver a vida que elas vivem e já viveram. Comparando a minha vida com a delas penso que até é injusto os sofrimento pelo qual essas pessoas passaram e ainda passam e a minha bela vida. É claro que a minha vida também não é perfeita e já passei por algumas coisas também mas isso se torna em nada quando olho para aquelas pessoas marcadas pela vida, algumas com cicatrizes tão profundas e visíveis que ficam para sempre. Não consigo imaginar como seria se tivesse de passar pelo que eles passaram. 
     À primeira vista e talvez mesmo à segunda ou terceira não te dás conta que são pessoas com problemas tão grandes que ficam afectadas psicologicamente para sempre. À primeira vista parecem pessoas normais com sentimentos e problemas normais e muitas vezes podes passar anos a conviver com essas pessoas sem realmente te dares conta que algo não está certo.  Mas se prestarmos atenção a pequenos pormenores ou apenas escutarmos as coisas que nos contam, observarmos aquelas mudanças radicais de humor sem razão aparente, a apatia ou a hiper-actividade, a sensibilidade, a agressividade... Tudo são marcas do passado que tiveram. Porque sim, não são pessoas doidas ou anormais ou problemáticas, são pessoas marcadas. E penso em quanto cuidado é preciso para lidar bem com essas pessoas e tudo o que tento é ajudá-las de alguma forma sem dar a impressão errada de ser alguma psicóloga ou algo do género para elas. Quero ser amiga e no entanto é preciso saber os limites que esse tipo de amizade pode ter. 
     Gosto imenso de conhecer pessoas, conhecer as personalidades de cada um, o porquê de alguém ser como é e fazer as coisas que faz. Acho a mente humana tão fascinante e no entanto sei que não seria de modo algum adequada para esse tipo de profissão, psicóloga ou acompanhante de jovens problemáticos etc... Porque nem sempre faço as coisas como seria correcto fazê-las. Não trato as pessoas como deveria e tanta vez que penso à noite do que fiz mal neste dia, porque respondi mal quando algum deles disse algo estúpido ou fez algo mal. Não tenho o controle suficiente sobre mim mesma para deixar as minhas emoções de lado e deixar apenas a razão falar. 
     E é assim que passo cada dia, tentando ou pelo menos pensando que irei tentar dar o meu melhor, para ser amiga e ajudá-los, penso neles com carinho, pois ao contrário do que sempre imaginei, sendo pessoas diferentes, levando como se costuma dizer uma "má vida", quando os conhecemos e vivemos e lidamos com eles damo-nos conta que afinal são iguais a qualquer um, apenas tiveram o azar de ter uma vida triste e complicada. E por isso penso: sou feliz, posso estar mil vezes agradecida de não ser como eles. De não ter de viver a vida deles. E é apenas por isso.

Ellen

1 comentário:

  1. Muito bonito, :) Ha msm coisas k nos marcam para sempre, aconteça o k acontecer, temos é k aprender a lidar com elas.(parte dificil :P)

    Gostei, axo k msm k n te conhecesse leria ate o fim, pk a tua escrita é boa e envolvente :)

    ResponderEliminar